Quando tudo vai mal

O livro de Habacuque é um dos meus favoritos! Conta a história de um profeta, um homem temente a Deus, conhecedor da Palavra, mas totalmente indignado, triste, abatido com a condição do povo de Judá. Ele faz muitas perguntas para o Senhor e começa seu livro com essa: Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: “Violência! ” sem que tragas salvação? Hb 1.2

Deus, por sua misericórdia traz repostas a Habacuque, mas as respostas não eram favoráveis, as coisas iriam piorar. E mesmo diante de tamanho caos, o profeta termina o livro declarando que “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.Hb 3: 17-18

O profeta começa o livro de forma tão intensa, tão questionadora, inconformado com o que estava vendo ao seu derredor, mas ele termina declarando que mesmo que tudo vá mal, a alegria dele está colocada no Senhor, Deus da Salvação.

O que aconteceu com esse homem? Como pode mudar tão rápido de postura? E encontrei a resposta no primeiro versículo do capítulo 2: “Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa.”

Habacuque decidiu PERMANECER na presença do Senhor.

Temos visto coisas terríveis acontecendo nos últimos tempos, já nem sabemos mais como reagir diante de tanto caos. Pode ser que estamos exatamente como Habacuque no princípio do livro: “Até quando?”, mas a questão é que nem sempre Deus vai mudar as circunstâncias da nossa vida, porque na realidade o maior interesse de Deus é mudar o nosso coração.

O coração desse homem foi tocado, a forma dele enxergar a vida foi transformada, a maneira de falar, de se comportar foi mudada porque ele decidiu permanecer na presença do Senhor e nesse tempo com Deus, nesse tempo de espera ele entendeu que a alegria dele não poderia depender de nada mais, somente do Pai.

Pode ser que você esteja orando por uma situação há anos, na sua igreja, família, trabalho, nação, e talvez as coisas estejam apenas piorando. Sempre se lembre dessa verdade absoluta encontrada no livro de Habacuque: Deus deseja transformar o nosso coração a tal ponto que nossa alegria dependa somente dEle e isso seja suficiente para nos fazer permanecer fiel até o fiel!

Em Cristo

Danúbia

2 comentários em “Quando tudo vai mal

  1. Amei! Falou muito ao meu coração. Passo por uma dificuldade que me incomoda quase sempre, oro muito pra que Deus mude a situação, mas hoje entendi que talvez Deus queira me moldar pra que eu entenda que a única coisa que importa de verdade é que o Senhor me ama e cuida de mim todos os dias. Deus abençoe sempre Dan s2

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s