Perdão: fácil falar – difícil viver

Texto Base: Mateus 18: 21-35

C. S. Lewis disse que é mais fácil falar sobre perdão do que perdoar. É fácil falar sobre o perdão até que você tenha alguém para perdoar. É um desafio amar quem nos persegue, quem fala mal de nós ou quem nos fere com suas palavras e atitudes. Alguém disse: “Eu amo a humanidade, o que eu não tolero são as pessoas”.

Deus olhou para o homem no Éden e disse que não era bom que o homem estivesse sozinho. Deus criou o homem para se relacionar, para estar com as pessoas, tanto que quando alguém está na cadeia e comete algo muito grave, é mandado para a solitária como uma forma de castigo.

Acredito que os relacionamentos sejam a principal estratégia de Deus para moldar o caráter do ser humano.

Temos que lidar com diferentes personalidades, criação, humor, contextos familiares, caráter, temperamento, e tudo isso requer muito amor, mas Deus é amor e nós somos seus filhos, portanto, com a ajuda Dele é possível, amém?

1 Coríntios 13.5 : O amor não se comporta indecorosamente; ele não se preocupa com si mesmo, ele não fica irritado, ele não leva em conta o mal recebido ou ainda em outra versão: Não exige que as coisas sejam feitas à sua maneira. Ele não fica irritado ou mantém um registro das ofensas recebidas.

Isso é um fato: nós descepcionamos as pessoas (somos imperfeitos) e as pessoas nos decepcionam. Intencionalmente ou não. Isso acontece porque estamos vivendo em comunidade.

Mas a ideia de Deus não é que vivamos uma vida com problemas nos relacionamentos, cheios de feridas em nossa alma, ferimentos que podem causar problemas físicos também (os psicólogos dizem que uma grande parte dos problemas emocionais está enraizada em relacionamentos errôneos.) A maioria dos suicídios ocorre devido a relacionamentos não saudáveis.

Não podemos impedir que alguém nos insulte ou tenha uma atitude inadequada, mas podemos evitar que isso cresça dentro de nós e gere ressentimento, rancor e amargura. Existe apenas um remédio para curar as feridas causadas nos relacionamentos: PERDÃO.

O texto base diz que Pedro veio a Jesus e lhe perguntou sobre o perdão. Pedro sempre foi exagerado em suas declarações e aqui novamente notamos isso, porque os rabinos ensinaram que deveria se perdoar até 3 vezes, então Pedro cita mais da metade e pergunta a Jesus se devemos perdoar 7 vezes.

Pedro pede uma medida justa para o perdão e Jesus diz a ele: coloque o perdão em prática e esqueça a medida.

A palavra “perdão ou perdoar” vem da palavra grega “APHIEMI” e significa, entre outras coisas, deixar para trás, sair, absolver, cancelar uma dívida.

Nossa dívida era impagável, merecíamos o inferno porque somos maus, mas Cristo pela graça nos perdoou, ele removeu a nossa dívida, não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, nós somos livres e porque muitas vezes nos custa tanto fazer o mesmo?

Orgulho, egoísmo, egocentrismo, indiferença, falta de amor são algumas das causas.

O ato de pedir perdão e perdoar é uma decisão, que requer amor, abnegação e sobretudo desejo ardente em agradar a Deus.

Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia. Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz. E sejam sempre agradecidos. Colossenses 3 13- 15

Não é nada fácil… mas acredito que enfrentar a cruz foi muito mais difícil!

Com carinho…

Danúbia

3 comentários em “Perdão: fácil falar – difícil viver

  1. Concordo com ” poderoso e forte ”

    Sim. Nos leva a relembrar verdadades profundas da graça de Deus derramada sobre nós.

    Que possamos ver e ter no exemplo de Jesus Cristo a força e amor para perdoar.

    Parabéns Filhota!!PROSSIGA!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s