Conheça o sentimento necessário para se viver bem

Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Romanos 12:15.

Sabemos bem o que é a antipatia, sabemos também o que é simpatia, e empatia, você sabe o que é?

Segundo o dicionário, empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Deus tem me dado o privilégio (e digo privilégio de verdade) de passar por alguns sofrimentos e sem dúvida o sofrimento é didático, ele nos ensina muitas coisas, e uma das coisas que quero destacar desses momentos é o aprendizado da empatia.

Hoje consigo sentir e entender a dor de amigos que têm buscado ajuda e é tão bom poder ajudar, orar e contribuir de alguma maneira. É bom poder compartilhar sobre a fidelidade de um Deus que ama, que cuida, que supre, que perdoa, que faz milagres, etc.

Sem dúvidas tudo o que você está passando hoje poderá servir de consolo para os que te cercam.

Entretanto quero destacar algo mais, ser empático não é apenas chorar com os que choram, mas sorrir com os que se alegram também, e talvez para muitos isso seja ainda mais difícil.

Se alegrar com alguém que recebeu uma promoção no trabalho mesmo que você estivesse esperando por isso, se alegrar com alguém que está grávida, mesmo que você queira tanto engravidar, sorrir para aquela amiga que se casou, mesmo que você continua sem namorado, se alegrar com os que se alegram!

Em tempos onde o orgulho e egoísmo estão imperando em nossa sociedade, vamos clamar a Deus que nos ajude a praticar o que está em Filipenses 2: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. 4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,6 que, embora sendo Deus[a], não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo[b],tornando-se semelhante aos homens.8 E, sendo encontrado em forma[c] humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

Cristo é nosso exemplo, Cristo é o meio pelo qual podemos ser empáticos, Cristo é Aquele que será glorificado através da nossa empatia.

Em Cristo,

Danúbia

 

10 comentários em “Conheça o sentimento necessário para se viver bem

  1. Deus falou comigo através de suas palavras. Tenho passado momentos difíceis, e tenho visto o cuidado de Deus. Mas ter empatia nessas horas é ser como Jesus, não se importar com o próprio sofrimento, sabendo sempre que não sou a única a passar por dias difíceis. Chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram é o que tenho experimentado!
    Deus continue te abençoando no seu ministério!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Filhota, sensacional!!
    A verdade nos constrange e desconforta provocando necessidade de mudança. Seu texto fez isso. Cue Deus nos graça para agir como é expos sabiamente. Parabéns!! Maravilhoso!! PROSSIGA!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s